Aula prática inaugural do curso Agroecologia com ênfase em Agrofloresta foi realizada em Chapecó.

       O curso de Especialização em Agroecologia com ênfase em Agroflotesta (pós graduação), ofertado pelo IFC Campus de Concórdia e Qualificação profissional em Agroecologia com ênfase em Agroflotesta (ensino médio), ofertado pelo IFC Campus de Abelardo Luz. Foi uma demanda da comunidade e pode se tornar realidade com uma parceria entre o Instituto Dom José Gomes, o Instituto Federal Catarinense e diversas entidades que se colocaram a disposição para debater, encontrar caminhos e desenvolver uma educação emancipadora e formar profissionais que contribuam na construção de uma agricultura saudável para os agricultores, para os consumidores e para o meio ambiente.
     A APACO está entre as diversas entidades que apoiam essa iniciativa. Com mais de 30 anos apoiando a agricultura de grupos a APACO hoje é a entidade associada à Rede Ecovida de Agroecologia onde esta sediado Núcleo Oeste Catarinense e tem como missão construir a certificação da produção orgânica por meio do Sistema Participativo de Garantia na região.
    A aula prática inaugural foi realizada na agrofloresta localizada em Chapecó – SC, na unidade de produção de Dona Carmen e Seu Antoninho, que são membros do grupo de agroecologia Herança Viva. A aula contou com a orientação do Pesquisador José Fernando dos Santos Rebello, autor do livro “Agricultura Sintrópica segundo Ernst Götsch”. Várias práticas agroflorestais foram realizadas durante o dia, houve muita interação e troca entre os 50 acadêmicos e professores que estavam presentes. Entre os diversos ensinamentos, um foi o que mais chamou atenção do grupo, o de que “ Água se planta! ”.