HISTÓRICO DA APACO
A Associação dos Pequenos Agricultores do Oeste Catarinense - APACO é uma organização não governamental sem fins lucrativos, cujo objetivo é estimular e assessorar o desenvolvimento da agricultura de grupo na região Oeste de Santa Catarina. É formada e dirigida por grupos de agricultores do tipo familiar que se organizam e desenvolvem suas atividades de forma cooperada, a partir das suas próprias experiências em comunidades.
A Apaco tem sua sede no município de Chapecó, foi fundada em 20 de novembro de 1989, fruto de uma longa história de organização dos pequenos agricultores da região Esta objetiva enfrentar as enormes dificuldades impostas pelo modelo de desenvolvimento agrícola e agrário vigente no país, cujas conseqüências mais marcantes são a concentração da terra e da renda, a exclusão de uma grande parcela de pequenos agricultores da atividade agrícola bem como a degradação e comprometimento dos recursos naturais. A APACO surgiu em meio a este contexto, com apoio decisivo do movimento sindical, popular e da igreja, com o objetivo de buscar alternativas para o agricultor familiar. Estas alternativas devem significar não só a melhoria das condições de vida, mas também, a discussão de um novo modelo de desenvolvimento, baseado na cooperação entre as unidades de produção familiar, na solidariedade, na independência dos agricultores em relação à agroindústria, no uso de tecnologias que reduzam o custo de produção, preservem os recursos naturais e melhore as condições de trabalho do agricultor.
A Apaco busca a participação efetiva das organizações sindicais e movimentos populares no desenvolvimento da cooperação dos órgãos de pesquisa e assistência técnica do Estado, como também das prefeituras municipais. Articula-se com uma rede de Organizações Não-Governamentais no Estado, na região sul do país, a nível nacional, além de outros organismos como a nível internacional.
Para avançar na construção desta proposta, a APACO tem na sua origem e adota como estratégia de ação, a organização dos agricultores em Grupos de Cooperação Agrícola - GCA’s. Possui, 85 grupos, que são filiados a Apaco e mais 60 sendo assessorados de forma indireta e esporádica buscando sua filiação. Hoje são mais de 100 grupos sendo assessorados pela APACO dentro de seus programas.
OBJETIVOS DA APACO
Seus objetivos são ser um instrumento de Desenvolvimento Sustentável e Solidário para a construção de um novo modelo de agricultura, com base na cooperação das unidades de produção familiar, para adoção de programas baseados na agroecologia, na geração de trabalho e renda, na solidariedade e na sustentabilidade. Estas iniciativas servem de suporte para implantar políticas públicas.
PRINCÍPIOS DA APACO
Pauta-se pelos princípios a democracia e participação dos agricultores em todo o processo decisório e incentiva a adoção do enfoque agroecológico nas atividades agrícolas. Tem como princípio a intervenção em toda a cadeia produtiva como instrumento para construir uma relações produtivas e de trabalho democráticas.
PROGRAMAS DESENVOLVIDOS PELA APACO
a) Gestão Agrícola Associativa, com o objetivo capacitar agricultores e técnicos para a gestão sustentável dos GCAs e das propriedades familiares, para implantar instrumentos de gestão agrícola associativa. A gestão agrícola compreende os elementos de planejamento, organização, direção e controle.
b) Agroecologia objetiva a sustentabilidade das propriedades familiares através da busca da sua independência, auto-sustentação e equilíbrio com o meio ambiente e a capacitação técnica dos agricultores para o seu uso, confrontando-se desta forma com o modelo agropecuário vigente. O trabalho se concentra em três áreas, e tem como processo a Rede Ecovida.
c) Agroindústria Familiar de Pequeno Porte, objetiva agregar valor à própria produção dos agricultores familiares, fortalecendo as atividades ligadas a agricultura e não agrícola dos GCA’s. Trabalha com pequenas unidades rurais, descentralizadas, de transformação e/ou beneficiamento dos produtos artesanais e agroecológicos, atendendo a mercados locais e/ou regionais. Atua de forma descentralizada em forma de rede onde criou a Unidade Central das Agroindústrias Familiares do Oeste Catarinense.
d) Comercialização Justa objetiva reduzir a ação dos intermediários ao longo da cadeia de comercialização, onde os produtos comercializados são fruto da responsabilidade social e da sustentabilidade na agricultura. Para isso criou um rede de cooperativas familiares com 9 (nove) cooperativas ligadas a comercialização de produtos industrializados e “in natura”.
e) Assistência Técnica objetiva garantir assessoria técnica aos grupos de cooperação á nível local. Para isso, busca-se através de negociações, princípios, e programas conveniar municípios, cooperativas e grupos para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
f) Crédito Solidário visa motivar e assessorar os agricultores na discussão e constituição de cooperativas de crédito rural e urbano e instituições de microcrédito. Constituindo-se num importante instrumento de organização da poupança dos agricultores, captação e repasse de recursos desde locais até internacionais.
g) Capacitação e Intercâmbio objetivo trocar experiências entre agricultores, organizações e instituições pesquisa realizando intercâmbios, estágios e assessoria.
h) Agroturismo objetiva apoiar e organizar experiências de agroturismo com objetivo de complemento e melhoria da renda das propriedades familiares. Atua complementando atividades agrícolas com as não-agrícolas.
i) Desenvolvimento Local Sustentável e Solidário visa realizar trabalho de animação de processos de desenvolvimento local na estruturação de propostas alternativas de desenvolvimento, construídas a partir da lógica das necessidades.
PÚBLICO PRIORITÁRIO
Agricultores familiares, trabalhadores urbanos e moradores de bairros populares e suas organizações.
ASSESSORIAS PERMANENTES
A APACO - Associação dos Pequenos Agricultores do Oeste Catarinense - é uma organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos. Fundada em 20 de novembro de 1989, com sede em Chapecó, tem como objetivo estimular e assessorar o desenvolvimento da agricultura de grupo na região Oeste de Santa Catarina...